medicina nuclear - Uma visão geral

Nesta oportunidade apresentamos certos testes introduzidos no portfólio do exames do Fleury, relacionados justamente à pesquisa por mutações somáticas em neoplasias, e qual objetivam prestar auxílio à decisão terapêutica e aumentar a qualidade o prognóstico do paciente.

Os achados citológicos incluem células com citoplasma escasso, isoladas ou agrupadas em arranjos tridimensionais, utilizando ESTILOçãeste variável do estruturas acinares. Os núcleos sãeste hipercromáticos, volumosos, pleomórficos e irregulares. Pode ser observada vacuolizaçãeste citoplasmática, indicando mucoprodução (Figura seis).

A embolizaçãeste do ramo portal do lobo hepático, onde se localiza este tumor, Pode vir a induzir hipertrofia do lobo contralateral sendo, eventualmente, utilizada para este preparo cirúrgico. Diante dessa situaçãeste, a volumetria hepática para planejamento terapêutico Têm a possibilidade de ser obtida por meio do estudo tomográfico.

O aspecto tomográfico do colangiocarcinoma varia por acordo usando tua localização anatômica em relação à árvore biliar e o uso do meio por contraste intravenoso é imprescindível para a avaliação.

A identificaçãeste desse tumor é um Enorme desafio devido ao feição paucicelular da neoplasia e exige abordagem multidisciplinar qual inclui a análise clínica, laboratorial e endoscópica, além por estudos radiológicos. Nesse sentido, os mé especialmentetodos de imagem têm destaque na investigaçãeste do colangiocarcinoma, pois possibilitam confirmaçãeste diagnóstica por maneira nãeste invasiva, estadiamento pré-terapêutico, análise da ressecabilidade da lesão e avaliação do pacientes por Inconveniente perigo.

Considerada uma das áreas mé especialmentedicas de que Ainda mais crescem no país, a medicina nuclear possibilita de maneira precoce a detecçãeste por uma sfoirie por disfunções e enfermidades Destes pacientes e permite ao mfoidico fazer 1 tratamento bastante Muito mais eficaz.

B) Drenagem biliar com prótese plástica. Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e prótese transtumoral por via endoscópica

Ao demonstrar a atividade metabólica glicolítica, as imagens por PET/CT têm este potencial do diferenciar obstruções biliares benignas daquelas por processos infiltrativos utilizando Cafifa consumo por glicose. Entretanto, sua própria utilidade está Ainda mais relacionada à demonstraçãeste por metástases linfonodais, intra-hepáticas ou em outros sítios distantes.

Cerca por 4 anos Muito mais tarde, iniciaram-se as terapias com radioisótopos, primeiro usando 1 quarto e Muito mais tarde ampliando nossa propriedade para duas unidades de internação.

Atualmente, utilizando o aumento da expectativa devida, cresce a procura pelas especialidades relacionadas à velhice: Geriatria, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia. Outras áreas em expansão são aquelas sob o domínio de alta tecnologia tais como Oftalmologia e quaisquer ESTILOS do cirurgia.

RM Possibilita adequada avaliaçãeste do tumor, da relação utilizando as estruturas adjacentes, sendo mais sensível e especíVive qual a TC na identificaçãeste e caracterizaçãeste de lesões secundárias Permite a visualização da árvore biliar por sequências colangiográficas (colangioressonância) ou por meio de contraste hepatoespecífico, excretado pelas vias biliares Fornece informações necessárias para a cirurgia e para este planejamento terapêutico Ecoendoscopia Auxilia pelo diagnóstico e estadiamento (através proximidade do probe de ultrassom pelo duodeno com este hepatocolédoco) Possibilita visualizar lesões pequenas (a partir do 3 mm), não visíveis previamente por outros mé especialmentetodos por imagem Permite a realização por punção ecoguiada em pacientes usando falha diagnóstica pela CPRE CPRE Útil no diagnóstico e procedimento Permite a identificação por visão direta da lesão e a realizaçãeste de biopsias, aumentando a sensibilidade diagnóstica para cerca de 90% Via para a realizaçãeste do drenagem biliar como procedimento paliativo em pacientes com doença irressecável PET/CT Permite este estudo em Argumento da anatomia e da atividade metabólica glicolítica Útil no estadiamento pré-operatório para a pesquisa por metástases, principalmente em tumores intra-hepáticos Tomografia por emissãeste do pósitrons associada à tomografia computadorizada (PET/CT)

Figura 5 - A) Ecoendoscopia mostrando espessamento da parede do colfoidoco;

Este colangiocarcinoma é um tumor extremamente agressivo, com prognóstico ruim e associado à significativa morbidade. Apesar por pouco frequente, deve fazer Parcela do diagnóstico diferencial de icterícia. A investigaçãeste precoce é importante para qual seja possível realizar o tratamento da doença em tua fase inicial.

Desse modo, a drenagem biliar é a melhor opçãeste por suporte para esses inpíduos, será facultado ser realizada por via endoscópica, percutânea ou cirúrgica, sendo a endoscópica a menos invasiva. Ecoendoscopia

Uma publicaçãeste especialmente produzida de modo a você! A Revista Inovar Saúde traz novidades e informações sobre a medicina diagnóstica no país.

O diagnóstico utilizando material obtido por escovas citológicas ou por biópsia da lesão usando pinça tem baixa sensibilidade (18-60%), porém esse índice Têm a possibilidade de dê uma olhada aqui ser melhorado utilizando amostras obtidas por CPRE, por meio da coledocoscopia. Contudo, esse mfoitodo tem custo elevado e não está disponível na maioria Destes serviços. A drenagem endoscópica Têm a possibilidade de ser realizada por meio da colocação por endopróteses plásticas (Figura 2) ou metálicas autoexpansíveis (PMAE).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *